Olá caros leitores e leitoras, venho com muita satisfação compartilhar este projeto no qual fui contemplado com o Prêmio Nelson Seixas/2021.
Este projeto consiste em divulgar o processo de criação/ilustração de um personagem para uma possível publicação em editorial ou afins.
Este projeto consiste em divulgar o processo de criação/ilustração de um personagem para uma possível publicação em editorial ou afins.
O nome de Paulo Freire deve ser lembrado e seus métodos de ensinamentos devem ser perpetuados, geração após geração.
Sou cartunista e ilustrador de livros infantis, por este motivo me ocorreu em "transformá-lo" em ilustração para livros.
Assim como Maurício de Sousa, fez, com os jogadores de futebol, Ronaldinho Gaúcho, Pelezinho, entre outros...
Me perguntava: - Por que "eternizar" um jogador de futebol como personagem de desenho, e não um grande Mestre da Educação, como Paulo Freire?
Foi quando me ocorreu a ideia de elaborar este projeto, com o qual tive a felicidade de ser contemplado.
Sabendo da importância da ilustração para a prática pedagógica em textos e livros infantis e as possibilidades de interpretação das crianças através de textos e livros ilustrados, a personalidade que escolhi para ser o tema do projeto e se "transformar" em um personagem literário, é o grande Mestre e Educador Paulo Freire.
Este projeto tem como objetivo divulgar o nome do Mestre Paulo Freire para os leitores mais jovens e se tornar um arquivo histórico-artístico de um personagem de grande relevância no contexto social, educacional e humano, como referência para estas e as futuras gerações. Além de se tornar um mecanismo de pesquisa, a quem possa interessar.
Sendo assim, a pesquisa que desenvolvi no Projeto ‘’A VIDA ILUSTRADA DO EDUCADOR PAULO FREIRE’’, terá um procedimento biográfico, que irá promover o estudo prático e autodidata dos meus traços como, ilustrador e desenhista, no desafio de ‘narrar’, em forma de desenhos, as fases de vida do educador e humanista Paulo Freire, que teve no ano de 2021 a comemoração do seu Centenário.
Tendo como referência anterior, o livro ilustrado por mim ‘’O Menino Viajador - Um Tributo a Paulo Freire’’ da escritora Glau Ramires, primeiro volume da Coleção ‘Menino Conectivo’, meu intuito é a verticalização de estudo deste personagem para além da fase infantil, mas por toda sua trajetória de vida.
Este estudo e pesquisa, me permitem o desenvolvimento do traço de um personagem real, que terei a oportunidade de aprimorar em mais um projeto cultural.
Apresento algumas ilustrações da fase inicial do projeto (esboços e finalizados), o estudo de traços ilustrativos de 'Paulo' bebê, criança e jovem, em que irei buscar manter as características de seu biotipo e suas referências imagéticas.
Casa onde Paulo Freire Passou parte da sua infância
Como podem observar, primeiramente, se faz o rascunho do que se imagina para a ilustração. Definido o rascunho, se faz um melhor "acabamento" detalhando um pouco mais a cena, neste processo alguns elementos podem permanecer ou não, a escolha depende do ilustrador, para que o desenho fique como ele pretende.
A casa onde Paulo cresceu, é diferente da minha ilustração, que fiz de forma intuitiva, (mas no mesmo estilo de construção da época) , pois não encontrava a imagem original de onde ele cresceu.
Depois que a ilustração estava concluída, finalmente consegui encontrar uma imagem de onde ele passou algum momento da sua infância.
Por este motivo, no caso de publicar estas ilustrações em algum material editorial, farei a casa como realmente é, ou seja, outra ilustração. Apenas não tive tempo hábil para isso. Tendo em vista que o trabalho de pesquisa é longo, e detalhado.
Segue outra ilustração com o mesmo processo, desta vez, Paulo Freire está na fase escolar.
O processo criativo permite ao artista a liberdade de escolha, para o que mais agrada o seu estilo, isso não quer dizer que ele não possa mudar alguma ilustração que já esteja finalizada, pois uma cena pode ser desenhada/esboçada várias vezes, até a conclusão. Nesta ilustração fiz o Paulo Freire na figura de uma criança, encontrando seus amigos na escola. Sempre buscando manter alguma característica que lembre o mestre educador. Cada ilustrador/desenhista tem seu estilo e isso é o que torna as ilustrações, quase que como uma "impressão digital" de cada artista, com seu estilo característico.
Dando continuidade, nesta outra, temos o personagem mais crescido, dando o passo na sua primeira formatura. O bigode foi algo que me ocorreu, em pesquisas a arquivos históricos de fotos de Paulo Freire (vide foto)
Paulo Freire Jovem (arquivo internet)
Dando sequência no processo criativo, imaginativo e de pesquisa, segue a ilustração do Mestre Paulo Freire, se formando para dar início ao seu maravilhoso método de ensino, o que o fez ser reconhecido mundialmente.
Ainda dentro do campo da pesquisa, segue a imagem dele, já com a barba, que mais tarde seria sua marca caraterística, além de seu talento e sensibilidade para a arte de ensinar... claro!
Paulo Freire (arquivo internet)
Para finalizar, estas são as maneiras, nas quais elaboro as minhas ilustrações para fazer cartuns, tirinhas em quadrinhos, livros, etc.
Lembrando que para a arte não existem "regras" a serem seguidas. E em arte não existe desenhos "feios" ou ''bonitos", existe apenas, estilos diferentes.
Nos quais, cada artista se expressa da maneira que lhe convêm e que está habituado. O importante é, assim como diz Paulo Freire, sobre a educação:
- ''A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem.''
Assim também é na arte, Amor e Coragem, transformando o mundo, para que ele seja mais justo para todas as pessoas.
Leiam, façam arte, amar e pensar é revolucionário e libertador. (e se faz necessário).