TRANSLATE

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

HOJE, 16/10, COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO. 

MAS COM OS DADOS ABAIXO, INFELIZMENTE, NÃO HÁ MUITA COISA PARA COMEMORAR.

 

Segue aí o cartum e os dados sobre o tema ...




As Nações Unidas publicaram uma lista sobre as 10 coisas que todos devem saber a respeito da fome neste ano. Confira a seguir os tópicos compilados pelo Programa Mundial de Alimentos, PMA:


1) O mundo tem cerca de 870 milhões de pessoas que não têm o necessário para comer para levar uma vida saudável. Isto significa que um em cada oito habitantes do globo vai para a cama, todos os dias, passando fome.


2) O número de pessoas vivendo com fome crônica baixou para 130 milhões nas últimas duas décadas. Nos países em desenvolvimento, a prevalência da má nutrição caiu de 23,2% para 14,9% no período de 1990-2010. 


3) A maioria do progresso contra a fome foi alcançado antes de 2007/2008, quando ocorreu a crise econômica global. Desde então, os avanços na redução do problema foram desacelerados e estagnados.


4) A fome é o problema número 1 na lista dos 10 maiores riscos de saúde. Ela mata mais pessoas todos os anos que doenças como Aids, malária e tuberculose combinadas.


5) A má nutrição está ligada a um terço da morte de crianças com menos de cinco anos nos países em desenvolvimento.


6) Os primeiros mil dias da vida de uma criança, desde a gravidez até os dois anos de idade, são fundamentais para o combate à má nutrição. Uma dieta apropriada, nesta época da vida, protege os menores de nanismos físico e mental, que podem resultar da má nutrição.


7) Custa apenas 25 centavos de dólar americano, por dia, para garantir que uma criança tenha acesso a todos os nutrientes e vitaminas necessários ao crescimento saudável.


8) Se mulheres, nas áreas rurais, tiverem o mesmo acesso à terra, à tecnologia, à educação, ao mercado e aos serviços financeiros que os homens têm, o número de pessoas com fome poderia diminuir entre 100 e 150 milhões.


9) Até 2050, as mudanças climáticas e os padrões irregulares da temperatura terão colocado mais 24 milhões de pessoas em situação de fome. Quase metade destas serão crianças vivendo na África Subsaariana.


10) A fome é o maior problema solucionável do mundo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário