TRANSLATE

sexta-feira, 5 de abril de 2013

NOVA FALHA EM FUKUSHIMA

Uma falha na usina nuclear de Fukushima, no Japão, tirou de operação nesta sexta-feira o sistema de resfriamento de combustível atômico do complexo por quase três horas, confirmou a operadora Tokyo Electric Power (TEPCO), segundo informações da agência AFP.

As piscinas, que armazenam centenas de barras de combustível nuclear usado a altíssimas temperaturas, devem ser mantidas refrigeradas com sistemas de circulação de água para evitar que o líquido em seu interior evapore e que as barras possam emitir radiação à atmosfera.

No mês passado, uma queda de energia provocada pela entrada de um rato, que interferiu no sistema elétrico da usina, parou os sistemas de refrigeração de outros tanques que armazenavam combustível nuclear.




Rato, encontrado morto no sistema elétrico poderia ter roído os fios. (Tepco / AFP)



O acidente nuclear causado na usina de Fukushima, causado pelo terremoto e posterior tsunami que devastou o Japão em março de 2011, levou ao pior desastre nuclear desde a catástrofe de Chernobyl, em abril de 1986, na Ucrânia. 

Os reatores no complexo japonês entraram em colapso e liberaram radiação, provocando a evacuação de milhares de pessoas ao redor da usina e afetando gravemente a agricultura, pecuária e pesca da região.

(Com agência EFE)




Nenhum comentário:

Postar um comentário