A empresa que opera a central nuclear de Fukushima no Japão, a Tepco, informou neste domingo (7) que um possível novo vazamento de água contaminada pode ter acontecido em um depósito subterrâneo de armazenamento.
A Tepco já havia anunciado que 120 toneladas de líquido contaminado teriam vazado na noite de sexta-feira de um depósito - dos sete da central - situado a 800 metros do oceano. (ou seja, bem próximo ao mar)
Foram detectados elementos radioativos na água acumulada entre o solo ao redor do tanque e a capa externa de um revestimento impermeável no fundo do depósito, mas a Tepco considera pouco provável que a água radioativa possa chegar ao mar.
Segundo a operadora, elementos radioativos foram detectados ao redor da segunda cuba.
'Uma quantidade mínima de água teria vazado do depósito, mas não constatamos uma diminuição do nível de água no tanque', afirma a empresa em um comunicado.
Os incidentes se multiplicaram nas últimas semanas na central de Fukushima, afetada pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011.
(fonte: G1)
(Foto: Reuters)
Vista aérea mostra o local de um dos tanques reservatórios subterrâneos, de onde até 120
toneladas de água contaminada podem ter vazado no solo. A imagem é deste sábado (6)(será que vão colocar a culpa no "rato" novamente ?)
toneladas de água contaminada podem ter vazado no solo. A imagem é deste sábado (6)(será que vão colocar a culpa no "rato" novamente ?)
Nenhum comentário:
Postar um comentário