TRANSLATE

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

CARTUNISTAS DESENHAM SEUS PERSONAGENS DE OLHOS FECHADOS

Cartunistas desenham seus personagens milhares de vezes, o que pode levá-los a pensar que conseguem fazê-los até de olhos fechados. 

Mas será que realmente conseguem ? 

Em 1974, dez cartunistas foram convidados pela revista Life, a desenhar seus próprios personagens de olhos vendados.
Os resultados são bem curiosos, a maioria  dos artistas foram notavelmente bem sucedidos em recriar seus personagens, apenas desenhando suas partes em lugares errados, lembrando muito uma pintura de Picasso.


Veja o resultado, o que achou ?








Fonte: A Hole in The Head

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

DESMATAMENTO É CRIME, MAS NO BRASIL, PARECE QUE NÃO É.

Nesta semana, iniciativas globais elevaram o tom da discussão em torno de aumentar a proteção das florestas. Em dois diferentes momentos, empresas e governos assinaram compromissos pedindo pelo fim do desmatamento. Ao mesmo tempo, no Brasil, uma pesquisa apontou que 90% dos brasileiros são contra a derrubada da Amazônia. 


E a lei de iniciativa popular pelo desmatamento zero já contabiliza mais de 1 milhão de assinaturas.  (participe assinando aqui no site)  Porém, para a presidente Dilma e o ex-ministro Roberto Rodrigues, um dos representantes do agronegócio nacional, o fim do desmatamento é “utópico” e “demagógico”. Para Rodrigues, desmatamento zero é “coisa errada”.




Quase por unanimidade, 90% dos entrevistados dizem que o desmatamento da Amazônia é ruim para o desenvolvimento do Brasil, pois reduzirá as chuvas e aumentará as temperaturas. A percepção dos brasileiros está alinhada com o que diz a ciência; é da Amazônia que vem a maior parte das chuvas que abastecem os reservatórios de água e as plantações de comida do sul e sudeste do país.


A pesquisa ainda mostra a opinião contrária dos entrevistados nos temas hidrelétricas na Amazônia, expansão da agricultura sobre florestas e código florestal.

De comum, os compromissos internacionais e a pesquisa sobre Amazônia nos revelam que a demanda global por produtos livres de desmatamento é crescente. 

E neste novo mundo, o Brasil poderia ser um exemplo de liderança. Temos potencial para sermos o maior produtor de alimentos e maior protetor de florestas do planeta, usando as áreas já abertas em nosso país, que oferecem espaço suficiente para dobrar a produção de alimentos sem desmatar. 


                                                          Foto: Greenpeace/Daniel Beltra

Vale lembrar que com o novo Código Florestal, aprovado em 2012, o governo federal anistiou o desmatamento ilegal, fazendo a alegria daqueles que derrubaram a floresta apostando na impunidade. Outra ameaça está hoje no Congresso Nacional, onde tramitam projetos de lei que colocam em risco Unidades de Conservação e Terras Indígenas, mecanismos que são comprovadamente os mais  eficientes na preservação das florestas.


Porém, a escolha de Dilma e de parte do Agronegócio é a de virar as costas para essa realidade. Ao negarem o fim do desmatamento, eles vão não apenas levar mais destruição às nossas florestas, mas também comprometer o futuro da própria agropecuária brasileira.

Mas, se depender de Dilma e do ex-ministro, o Brasil vai continuar olhando para o futuro pelo retrovisor. 

(Isso mostra a IGNORÂNCIA dos nossos governantes)


Leia mais, sobre este importante assunto, nos links abaixo:









quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CHEGADA DA PRIMAVERA - TIRINHA MEIO AMBIENTE

Segue uma tirinha para comemorar a chegada desta estação. 





Ontem (23 de setembro) teve início a Primavera, também conhecida como estação das flores, que se estende até o dia 21 de dezembro, com a chegada do verão.


Aproveitando o espetáculo que a natureza nos presenteia, com a sua exuberante beleza, vamos refletir sobre a importância da preservação e conservação do Meio Ambiente.




terça-feira, 23 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AOS 85 ANOS DE POPEYE

Exposição comemora os 85 anos do Marinheiro Popeye, com homenagem de diversos artistas. Popeye é um personagem clássico dos quadrinhos, criado por E.C. Segar, em 1 de julho de 1929.

O marinheiro que encantou gerações comemorou no dia 17 deste mês, 85 anos e várias homenagens foram realizadas, como a produção de uma animação atualizando o herói para os tempos atuais e uma exposição, onde mais de 100 artistas foram convidados para homenagear o famoso marinheiro.





SAIBA MAIS SOBRE O MARINHEIRO:

Popeye fez "uma ponta" na tirinha de 1929, mas não demorou muito a se tornar personagem principal. Em 1933, ele estrelou no desenho da Betty Boop, onde foi sua primeira aparição nas telonas.
No mesmo ano, foi lançado o primeiro desenho da série Popeye, o episódio foi intitulado "I Yam What I Yam" (eu sou o que sou). 
A série foi produzida pelos estúdios Fleischer, entre 1933 e 1942.

Em 1980, Popeye foi interpretado por Robin Williams em uma comédia musical para o cinema. Shelley Duvall fez o papel de Olívia. Com Popeye, surgiram também outros personagens, como seu inimigo número um, Brutus, louco para chamar a atenção de Olívia Palito. Além de Olívia, Popeye tinha uma outra paixão: o espinafre, que funcionava como uma poção mágica. Era só comer um pouco e ele estava pronto para enfrentar qualquer perigo.

Essa história do espinafre rendeu até homenagens. Uma estátua do Popeye foi erguida em 1937 na capital do espinafre, Crystal City, no Texas, pela influência positiva que a animação exerceu nos hábitos alimentares nos Estados Unidos.


Selecionei aqui alguns trabalhos que achei mais interessantes, confira !








http://popeyeartshow.tumblr.com/


segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CAPAS EXCLUSIVAS PARA LIVROS

Segue algumas capas que desenvolvi para vários autores, com temas diversos. 

Está precisando de uma capa EXCLUSIVA para o seu livro ? Entre em contato.











domingo, 21 de setembro de 2014

CHARGE DIA DA ÁRVORE

Hoje comemora-se o Dia da Árvore, vamos dar um basta, para aqueles que destroem as florestas e nosso patrimônio ambiental.

O dia da árvore deveria ser comemorado TODOS os dias. Aproveito a data, para lembrar uma frase: - "Muitos gostam de sombra, poucos plantam árvores".

O cartum, é uma cena que eu gostaria MUITO de ver ! (na realidade).







quinta-feira, 18 de setembro de 2014

INTERVENÇÕES EM FOTOGRAFIAS






Lucas Levitan tem 36 anos e há 7 vive em Londres. Ganha a vida trabalhando com publicidade, mas transita por meios artísticos diversos. 

Quando pode, realiza trabalhos como ilustrador, artista plástico e cineasta. “Uma coisa que une todas as minhas paixões é o desenho”, explica. “E como a fotografia permeia muito o meu trabalho decidi ‘cruzar’ as duas”, completa.

E foi assim que Levitan criou o projeto Photo InvasionO artista explicou que seu trabalho funciona como fazer graffitti num muro e por isso ele gosta de chamá-lo de graffiti digital. 

A ideia é começar um desenho com uma historia iniciada por outra pessoa. É como uma parceria informal. 

Cria-se uma nova narrativa a partir da original, como numa composição em dupla. “Tento sempre respeitar o trabalho do fotógrafo e o bom resultado depende da relação entre desenho e foto”, conta o artista.

Confira o resultado.







http://instagram.com/lucaslevitan



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

CARTUNISTA RECEBE HOMENAGEM DO ITAÚ CULTURAL

Projeto expõe mais de dois mil trabalhos realizados pela artista desde a década de 1970.


                                                                 Foto: reprodução


Cores, sátiras, contestações, militância LGBT. Essas são algumas das inúmeras marcas do trabalho da cartunista Laerte Coutinho.
E a partir de 20 de setembro, às 12h, o Itaú Cultural realiza uma grande homenagem a esse ícone brasileiro por meio da “Ocupação Laerte“, uma exposição que reúne mais de dois mil trabalhos feitos pela artista desde a década de 1970.
A mostra pode ser conferida, com entrada gratuita, até 2 de novembro, sempre de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h.

Com curadoria de Rafael Coutinho, a “Ocupação Laerte” faz muitas referências à figura do Minotauro - o monstro da mitologia grega que guarda um labirinto inescapável, tão recorrente na obra da cartunista.
Nela, o público percorre um espaço em que vários momentos da carreira se interligam: desde a participação de Laerte no movimento sindical até a mudança de estilo a partir de 2004 e o ativismo LGBT.

O Instituto Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149 - Bela Vista, Centro de São Paulo - Tel: (11) 2168 1700.

Dias e horários:

Sábado dia 20/09 às 12:00h

De 20/09 a 02/11.
Terças, Quartas, Quintas e Sextas das 09:00 às 20:00
Sábados e Domingos das 11:00 às 20:00 


Veja um pouco do trabalho desta(e) grande cartunista.









UM POUCO MAIS SOBRE LAERTE


Do alto de seus 63 anos de idade, Laerte já publicou suas tiras e cartuns em veículos de comunicação como Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo e Estado de São Paulo, entre outros jornais.

Criou nessas mídias dezenas de personagens – entre eles, o Hugo (que se tornou Muriel), os Gatos, Overman, Fagundes e o Síndico.
Durante os 40 anos de produção, é possível perceber uma inventividade surpreendente, uma visão política humanista e um olhar crítico e atento ao cotidiano. 

Prepare-se não só para ver a exposição, mas para viver um pouco de/como Laerte.


Na Ditadura Militar


Um dos destaques da Ocupação Laerte é a sua produção no período de 1976 a 1986 para as publicações da OBORÉ, para o movimento sindical e para as revistas Banas, O Bicho, Placar e Pasquim, além do jornal Gazeta Mercantil.


Tira para Oboré (foto: Arquivo Oboré/André Seiti)

Foi um período em que Laerte se engajou à causa dos trabalhadores em um momento marcado pela luta pela democracia em plena ditadura militar.





sexta-feira, 12 de setembro de 2014

TIRINHA MEIO AMBIENTE

Este trabalho é bem antigo, mas é um dos meus preferidos ! 






quarta-feira, 10 de setembro de 2014

ESBOÇOS DE CRIANÇA, COM APENAS 2 ANOS, VIRAM OBRAS DE ARTE




A canadense do artista  Ruth Oosterman, Diz Que SUA Filha Eva, de apenas 2 ANOS, TEM mostrado grande Interesse Pela Arte e Pintura, principalmente when uma ve pintado.

E se Diz ansiosa parágrafo colocá-la VÁRIOS EM Projetos Futuros, mas POR enquanto Ela decidiu ver o Que É Possível CRIAR COM OS Esboços da Filha.





Em hum Processo "colaborativo", um Sozinha Filha cria, e SEM nenhuma Instrução da Mãe, Seu Proprio Desenho com caneta UMA, E Depois Um Mãe EUA a Criatividade Para se Inspirar não Esboço da Filha e CRIAR UMA Pintura los aquarela.

Ruth Deixa SUA Imaginação Fluir e "brinca" com OS Desenhos da Filha, EO Resultado final, São verdadeiras Obras de Arte.


Como Disse o Grande Mestre Pablo Picasso: "when Eu Tinha 15 anos sabiá desenhar Como Rafael, mas precisei UMA Vida inteira parágrafo Aprender a desenhar Como como children" .


Veja alguns destes belissimos Trabalhos Feitos Pela Filha em "Parceria" com a Mãe. E Confira o vídeo.













terça-feira, 9 de setembro de 2014

DESENHO CRIATIVO

Criança "criativa" desenha na parede e mãe, mais criativa, resolve o problema.

Veja o que uma mãe fez com o desenho de seu filho, transformou o "limão em limonada".

Ou seja, o que para MUITOS seria um grande problema, ela transformou, de forma colaborativa com o filho, em uma perfeita obra de arte.


Parabéns à mãe, por incentivar a ARTE ! (e o processo criativo).



                                                                                  Foto: reprodução




segunda-feira, 8 de setembro de 2014

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

RED - ANIMAÇÃO


Esta animação com o título RED, é um "remake" incomum de Chapeuzinho Vermelho. 

Mostra a história de um menino lobo, que se apaixona pela chapeuzinho e tenta conquistá-la durante a sua jornada em direção a casa da avó, onde perigos a espreitam. 

O objetivo do vídeo é mostrar que as aparências enganam. 


Confira aí a animação de Hyunjoo Song, com música de Steve Mahpar.